top of page

Teto falso (Pladur)

  • Foto do escritor: alexeicodreanu
    alexeicodreanu
  • 5 de set. de 2019
  • 3 min de leitura

Introdução

É conhecido também por Drywall, gesso cartonado, Pladur (nome de marca fabricante), Durlock ou gesso laminado.

É um material ecológico inventado há mais de 100 anos atrás e utilizado inicialmente nos EUA e posteriormente na Europa.

Com a ajuda das placas de gesso você consegue rápido e barato tornar realidade as suas ideias de design únicas, o que não é fácil fazer com outros materiais de construção.

Aplicação

São utilizadas para

-Construção de paredes, tetos

-Forrar certos elementos como vigas, pilares, canalização etc...

-Endireitar de maneira rápida, barata e eficiente paredes existentes

-Criar elementos únicos de design onde o limite é a sua imaginação

Vantagens e desvantagens

As placas de gesso tem muitas vantagens e, como qualquer material, tem desvantagens.

-Preço. Hoje em dia tem o preço muito baixo comparado com outros materiais como por exemplo alvenaria. E não poupa só em material como também em mão de obra.

-Tempo. As placas de gesso permitem montar paredes muitas vezes mais rápido quando comparado com o material mais usado-tijolo.

-Peso. Permitem criar estruturas com pesos significativamente menores oferecendo resistência suficiente ao que se destina quando a estrutura é montada corretamente.

-Limpeza. Durante a sua instalação a sujidade criada assim como as placas sobrantes podem ser facilmente removidos sem grandes esforços. A maior sujidade se faz durante os trabalhos de alisamento de juntas quando se lixam. Cria-se pó de gesso que pode ser facilmente removido com a ajuda de um aspirador.

-Isolamento térmico. As próprias placas não são um bom isolamento térmico. O isolamento consegue-se com a ajuda de lã mineral, lã de rocha que se instala dentro da estrutura feita para suportar as placas de gesso. Assim esta combinação permite conseguir um ótimo isolamento térmico.

-Isolamento acústico. Assim como no isolamento térmico a placa de gesso não é bom exemplo de isolamento acústico apesar de que no mercado já existem placas de gesso especiais para este efeito. Com placas “normais” o isolamento consegue-se utilizando material isolador dentro da estrutura e construindo a própria estrutura de uma maneira diferente para que o som não ultrapasse a parede com facilidade.

Como se faz?

Passo 1- Procurar ideias

Procure imagens na internet com palavras-chaves, tente em vários idiomas. Aqui estão algumas dicas: teto falso 3D, teto pladur, teto com led, teto drywall, drywall ceiling.

Passo 2- Escolher ideias

Escolha elementos separados de diferentes imagens para compor o teto dos seus sonhos. Elementos podem ser- cor, forma, desenho, tipo de iluminação, acabamento...

Passo 3- Desenho

Faça um desenho a escala com vista de cima dos móveis principais que tem no quarto onde quer construir o teto dos seus sonhos- cama, armário, mesa, sofa...

Passo 4- Iluminação

Se a iluminação será de focos tem que os desenhar no seu desenho tendo em conta o ângulo de iluminação. Normalmente é entre 30 e 60º. Isto quer dizer que terá que que posicionar com cuidado. No caso das mesas instale mesmo em cima, no caso das camas tente instalar a volta e evitar em cima pelo menos onde se situara a cabeça, no caso dos armários tente instalar em frente.

Passo 5- Passar a ideia para papel

Agora é altura de desenhar a forma do seu teto falso no papel certificando-se que a iluminação ficara dentro das linhas do teto falso.

Passo 6- Estrutura

Desenha os elementos estruturais não ultrapassando os limites estabelecidos pelo fabricante, desviando-se de pontos de iluminação, ter em conta outros fatores específicos. Caso o teto falso não fica pegado ao teto existente (por exemplo se se deixa espaço para iluminação LED) assegure-se que neste espaço criado não ficam visíveis os elementos estruturais.

Passo 7- Aquisição de material

Com base no desenho feito já pode calcular com alta precisão a quantidade e o custo de material que vai precisar para o seu projeto.

Passo 8- Montagem da estrutura

Comece a montar a estrutura de acordo com o manual do fabricante. Hoje em dia muitos fabricantes tem instruções de montagem disponíveis na internet.

Não se esqueça nesta fase de deixar os cabos elétricos nos futuros pontos de iluminação.

Passo 9- Realização das juntas

Aplicar massa nas juntas com fita de papel especial para juntas. Também a mesma massa serve para tapar os parafusos.

Passo 10- Lixar

Depois de secar terá que se lixar o excesso de massa e aplicar a massa outra vez já que depois de primeira vez ela vai perder algum volume. Depois de secar lixar de novo deixando a estrutura perfeitamente lisa.

Passo 11- Pintura

Dê uma ou duas camadas de primário especial para placas de gesso e depois pinte com a tinta escolhida.

Passo 12- Iluminação

Faça os cortes nos pontos de iluminação de acordo com o seu projeto. Conecte os cabos elétricos.

Parabéns !!! você tem o teto dos seus sonhos.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page